BOTICAS: Caminhada “O despertar da terra Barrosã” contou com 150 pessoas

Percurso passou por levadas, calçadas centenárias, lameiros, pontes e terrenos particulares.

A Associação Ambiental e Culturas Celtiberus levou a cabo, no dia 27 de março, mais uma iniciativa de promoção e valorização do território de Barroso com a organização de uma caminhada intitulada “ O despertar da terra Barrosã”, no concelho de Boticas.
Os cerca de 150 participantes, vindos maioritariamente de fora do território de Barroso, tiveram a oportunidade de conhecer as aldeias de Viveiro, Bostofrio e Agrelos.

Segundo a organização, o trilho foi desenhado por levadas, calçadas centenárias, lameiros, pontes e terrenos particulares com paisagens deslumbrantes sendo apelidado pelos participantes como um dos trilhos mais bonitos de toda a região.
Os habitantes destas aldeias receberam em festa os participantes que tiveram ainda a oportunidade de provar os produtos regionais e encher os restaurantes desta vila Barrosã.

Aurélio Alves, um dos participantes vindo de Penafiel afirmou: “ É uma caminhada fantástica cinco pontos em cinco possíveis”.

Boticas é um concelho com elevado potencial para atividades de pedestrianismo possuindo uma diversidade de trilhos e ambientes rurais que identificam a matriz cultural do território. Com base nestas premissas, a Celtiberus “desenvolve um trabalho de identificação, valorização e conservação desses percursos em parceria com o Município de Boticas, este trabalho é elaborado no âmbito de um protocolo e visa a valorização do território abrindo portas a novas oportunidades de valorização do mesmo”.

Nuno Teixeira, organizador destas iniciativas e presidente da Associação Celtiberus destaca que estas iniciativas “ são uma forma de promover o território de forma sustentável dando vitalidade à economia local, mostrando o que de outra forma os visitantes nunca iriam conhecer”. Afirmando ainda que “o nosso território tem um potencial turístico incrível, só é necessário olhar para ele de forma criativa e com o espírito de superação que sempre caracterizou estas gentes”.


30/03/2022

Desporto