Boticas esclarece programa de acolhimento e integração de cidadãos imigrantes

A sessão foi dinamizada pelos técnicos do Instituto de Emprego e Formação Profissional no âmbito da Ação Integra+ do CLDS-5G ‘Sentir Boticas’ e em parceria com o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Boticas.

O Auditório Municipal de Boticas recebeu na quarta-feira, dia 12 de março, uma sessão de esclarecimentos sobre o Programa INTEGRAR, destinada à comunidade Migrante.

Este programa visa promover o acolhimento e a integração de cidadãos imigrantes, através de uma metodologia de atuação “que promove o reforço das condições de acesso ao emprego dos imigrantes de países terceiros inscritos no IEFP e do trabalho em parceria”, explicou o município.

A iniciativa, dirigida a desempregados ou à procura do primeiro emprego, empregados e inscritos no IEFP, com vista à mudança de emprego ou acesso a formação profissional, contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pires.

Nesta sessão foram ainda abordados os apoios disponíveis para a integração e inserção no mercado de trabalho em Portugal.

O Projeto CLDS-5G ‘Sentir Boticas’ iniciou a 2 de janeiro de 2025 e tem como objetivos “a inclusão social, o aumento da empregabilidade e formação, a promoção da autonomia, o envelhecimento ativo, o desenvolvimento social e capacitação comunitária, favorecendo a complementaridade dos agentes e recursos locais”.

 

Fotos: CM Boticas


12/03/2025

Sociedade