Savannah pode retomar trabalhos de prospeção de lítio em Boticas

Empresa diz que pode retomar o trabalho de campo após emissão de “Resolução Fundamentada” pelo Ministério da Energia e Ambiente e prevê o regresso ao terreno nos próximos dias.

A Savannah Resources, empresa responsável pelo projeto da Mina do Barroso em Boticas, refere que pode retomar de imediato a prospeção de lítio no concelho, depois de uma providência cautelar ter suspendido os trabalhos durante duas semanas. 

“A Resolução Fundamentada, já citada e antecipada nas nossas últimas comunicações, permite à Savannah retomar o trabalho de campo no Projeto Lítio do Barroso e a atual campanha de sondagens. Este desenvolvimento, esperado e agora confirmado, vem reconhecer que o trabalho da empresa tem sido (e, complementamo-lo, continuará a ser) desenvolvido em total cumprimento com a lei e com as obrigações da empresa para com o Estado Português no âmbito da AIA e do contrato de Concessão”, explica a empresa num comunicado enviado. 

Esta resolução, “reitera a confiança do Estado Português no Projeto Lítio do Barroso,

registrando nenhum documento assinado pela Sra. Ministra Maria da Graça Carvalho que, caso não tenha retoma dos trabalhos “A suspensão acarreta[ria] um atraso que resulta[ria] numa dilatação na implementação do Projeto e comprometer[ria] no aprovisionamento seguro e sustentável desta matéria-prima estratégica para a transição energética e no contributo que toda a cadeia de valor das baterias, incluindo a reciclagem, terá para o desenvolvimento económico regional e nacional”, “e também que “a suspensão dos trabalhos devido à cautelar é gravemente prejudicial para o interesse público”, lê-se ainda no mesmo comunicado, onde a Savannah cita palavras do Ministério do Ambiente e Energia. 

Emanuel Proença, CEO da Savannah refere que a emissão desta “Resolução Fundamentada é algo que já esperávamos por ser a sequência lógica definida na lei. Sabemos que todo o nosso trabalho, que foi feito sob elevado escrutínio, está a ser bem feito. Estamos no terreno todos os dias. A nossa equipe é agora cada vez mais da comunidade local, composta

por pessoas de bem. E sabemos que o discurso alarmista do grupo opositor, ao qual tem sido dada grande atenção mediática, exacerbou ao longo dos anos preocupações que temos de compreender e endereçar, como aliás fazem cada vez mais, resultando em que grande parte da população da região já vê e reconhece os benefícios do Projeto”, refere citado em nota de imprensa. 

A Savannah explica ainda que o documento terá sido emitido na quinta-feira, 20 de fevereiro, “vem reforçar aquilo que temos aqui: que o nosso Projeto será essencial para desenvolver não só o país mas também a região – citando-o: “A exploração do lítio pode estimular a economia nacional, promover o investimento estrangeiro e gerar lucros no setor da mineração e em cadeias de valor junto, podendo levar à criação de uma indústria local de refinação e transformação do lítio e à atração de indústrias que necessitam de lítio, o que em muito beneficia os territórios, podendo dar uma nova vida ao território do interior” “. 

A Savannah Resources Plc planeja voltar aos trabalhos no terreno nos próximos dias e iniciar a produção em 2027. 


Sara Esteves

Foto: DR


21/02/2025

Sociedade