''Radar Social'' novo projeto piloto de combate à pobreza e exclusão social
Sociedade
A autarquia deu início, no passado dia 24 de junho, à sua candidatura no âmbito do investimento Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), medida C03-i01-m03 – Radar Social, com duração de 27 meses.
O Radar Social tem como objetivo principal fortalecer a capacidade de intervenção das entidades da Rede Social do concelho, especialmente em áreas onde a vulnerabilidade é mais pronunciada. O projeto piloto irá dar resposta ao definido no Diagnóstico Social de 2019, bem como o estabelecido nos grupos de trabalho da Rede Social e desenvolver respostas capazes de atender ao problema social identificado: o envelhecimento populacional no Concelho de Boticas.
Este projeto assenta no levantamento e diagnóstico da população no Concelho de Boticas, de modo a detetar situações de risco e agilizar uma intervenção ajustada e personalizada. É cada vez mais importante mobilizar a Rede Local e a comunidade para se comprometerem com o desafio do aumento da longevidade, desenvolvendo ações de proximidade e capacitação.
Esta medida vai contribuir para a construção, atualização e conhecimento do território local, através da atualização dos instrumentos estratégicos e de planeamento, bem como o sistema de georreferenciação social e capacitar o território na ativação das respostas e otimização dos recursos, contribuindo para uma maior eficácia à ação das entidades locais, no que diz respeito às situações de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social.
A equipa será constituída por dois técnicos especializados, na área de sociologia e gestão, para trabalharem estas problemáticas.
Sociedade