Balcão móvel fez mais de 11 mil atendimentos, em 2023 nas freguesias do concelho de Boticas

Há 17 anos que duas carrinhas itinerantes se deslocam às aldeias de Boticas para levar os serviços públicos às populações. O balcão ambulante procura dar resposta às necessidades dos cidadãos e reduzir as deslocações à sede do concelho.

O Gabinete Itinerante de Atendimento ao Munícipe (GAM), realizou cerca de 11 mil atendimentos em 2023, revelou a autarquia de Boticas que implementou o projeto há 17 anos.

O GAM é um serviço municipal descentralizado e de proximidade que permite o tratamento de vários assuntos sem a necessidade de deslocações à sede de Concelho.

Duas unidades móveis de atendimento, percorrem, semanalmente, praticamente todo o território do concelho de Boticas, para “responder às necessidades dos munícipes, sobretudo dos mais idosos, sem retaguarda familiar e com dificuldades de locomoção", revelou o Município de Boticas, no balanço de atendimentos efetuados em 2023.

As duas viaturas do GAM permitem aos munícipes tratar de diversos assuntos, como questões relacionadas com a autarquia, Segurança Social, Finanças, CTT, serviços de Saúde, como marcação de consultas médicas e pedidos de receituário crónico, "de forma simples e rápida".

Em termos estatísticos, no ano de 2023, as duas unidades móveis do GAM realizaram mais de 11 mil atendimentos, divididos por 24 localidades, um número que "mostra a importância que este serviço de proximidade tem junto das populações do Concelho", explica ainda a Câmara Municipal em comunicado.

Entre todos os serviços, os mais procurados no ano passado foram, segundo o município, os serviços da autarquia, serviços EDP, Serviços de Saúde, e Telefones/Televisão.


03/04/2024

Sociedade