GD Chaves quebra ciclo de empates com derrota em Moreira de Cónegos

Um golo solitário de Madson Monteiro, aos 74 minutos, impos a primeira derrota da segunda volta ao Grupo Desportivo de Chaves, no sábado, em Moreira de Cónegos, que complicou as contas da manutenção dos flavienses

O GD Chaves visitou o Moreirense, no sábado, regressando ao estádio onde protagonizou a última subida à I Liga de futebol, no ‘play-off’ da época 2021/2022. Porém, desta vez, o desfecho não foi positivo: os cónegos impuseram a primeira derrota da segunda volta do campeonato aos transmontanos, que permanecem na penúltima posição da tabela classificativa.

Para este embate, os visitantes alinharam de início com Hugo Souza, João Correia, Steven Vitória, Vasco Fernandes, Júnior Pius, Sandro Cruz, Dário Essugo, que se estreou como titular, Kelechi, Raphael Guzzo, Rúben Ribeiro e Héctor Hernández, no já habitual 3x4x3.

No arranque da partida, Hugo Souza travou uma primeira investida de Luís Asué, enquanto o guardião minhoto Kewin Silva travou um remate de Guzzo, numa altura em que a formação da ‘casa’ impunha a sua superioridade em campo.

Num final de tarde chuvoso, que ia acrescentando peso ao relvado, a ‘turma’ liderada pelo mirandelense Rui Borges tentou chegar ao golo por intermédio de Gonçalo Franco, Antonisse e, novamente, de Luís Asué, valendo Hugo Souza para impedir a equipa minhota de se adiantar no marcador.

Já nos últimos 15 minutos da etapa principal, o GD Chaves enverteu a ‘toada’ do embate e conseguiu impor-se, com distintas aproximações à área adversária, faltando finalizações eficazes para criar perigo efetivo.

Destaque para um remate em arco de Raphael Guzzo, digno de registo, aos 45+1, que foi travado por uma defesa magistral de Kewin Silva.

Já na etapa complementar, o médio flaviense desperdiçou uma oportunidade flagrante aos 51’: Guzzo apareceu isolado no coração da área minhota, mas não conseguiu vencer o um para um e rematou à figura do guardião Kewin Silva.

O Moreirense respondeu por intermédio de Maracás, 10 minutos depois, mas o cabeceamento foi travado pelo guarda-redes brasileiro Hugo Souza, numa altura em que a partida registou raras ocasiões de golo e sucessivos passes falhados de parte a parte.

Este ‘jejum’ ofensivo terminou no golo solitário de Madson Monteiro, à passagem do minuto 74, após assistência de Dinis Pinto, que carimbou a vitória dos visitados.

Nos últimos 15 minutos da partida, os transmontanos tentaram aproximar-se da área adversária, à procura do empate, mas pecaram na falta de ligação entre setores. Consequentemente, o esquadrão defensivo minhoto manteve o equilíbrio e geriu a vantagem no marcador, sem grandes dificuldades, até ao cair do pano.

Com esta derrota, a primeira da segunda volta, o GD Chaves quebrou um ciclo que contava com três empates consecutivos e soma nove jogos sem vencer.

 

DECLARAÇÕES MORENO:

“Falharam algumas coisas, mas o que fez a diferença foi a eficácia do Moreirense. Nós não finalizámos as nossas oportunidades. Depois do golo, com a emoção associada à situação que estamos, não conseguimos empatar. Temos de resolver problemas que nos têm tirado pontos, porque ainda acredito que vamos a tempo do objetivo (a manutenção)”.

 

Mariana Ribeiro

 


12/02/2024 Foto: Luís Martins

Desporto