Dornelas e Alturas do Barroso cumpriram tradição em honra a São Sebastião
Cultura
Cumpriu-se no sábado, 20 de janeiro, a Festa de São Sebastião, ou Mesinha de São Sebastião, na aldeia de Vila Grande, freguesia de Couto de Dornelas e em Alturas do Barroso. Esta é uma das mais importantes festas de cariz comunitário do concelho de Boticas onde os habitantes oferecem aos visitantes pão, carne de porco cozida, em potes de ferro e arroz. Alimentos que são benzidos pelo pároco da aldeia e colocados numa extensa mesa de madeira.
São Sebastião é o santo protetor contra a guerra, a fome e a peste.
Reza a lenda que os habitantes das aldeias de Vila Grande e Alturas do Barroso prometeram a São Sebastião, em troca da sua proteção divina, oferecer comida a todos aqueles que, no dia 20 do primeiro mês do ano, passassem pelas aldeias.
Para fazer cumprir a tradição, que já se realiza há mais de 200 anos, as duas localidades voltaram a sair à rua e a realizar a romaria com mais simbolismo do concelho de Boticas.
Em Vila Grande, freguesia de Dornelas, estendeu-se pelas principais ruas da aldeia mesas de madeira onde foi colocado o pão, o arroz e a carne, confecionada em potes de ferro ao lume, para oferecer aos forasteiros.
Por sua vez, em Alturas do Barroso a homenagem ao santo mártir foi também composta pela oferta do pão, vinho e da tradicional feijoada às centenas de devotos de São Sebastião que nesse dia visitaram a localidade.
Os alimentos necessários para a preparação dos almoços comunitários são oferecidos pela população e/ou adquiridos com esmolas.
Como é habitual, antes do almoço, realizam-se as celebrações eucarísticas de homenagem e agradecimento ao santo e a bênção dos alimentos.
Cultura