PSD Chaves critica integração de hospital e centros de saúde numa única Unidade Local de Saúde

A comissão política do PSD considera que a criação da Unidade Local de Saúde vai fazer com que Chaves perca "poder de decisão para Vila Real".

Em comunicado dirigido às redações, o PPD/PSD de Chaves mostra "enorme preocupação relativamente à ameaça de perda de mais um centro de decisão de proximidade de Chaves e do Alto Tâmega para Vila Real", em resultado da criação da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, E. P. E.


O PPD/PSD de Chaves "teme" que esta reorganização dos serviços se traduza "em nova perda de centralidade e subalternização dos serviços públicos, na área da saúde, do Alto Tâmega para Vila Real", lê-se em comunicado. 

Segundo esta força política, "a apreensão resulta da ausência de debate e discussão com os Municípios do Alto Tâmega, em especial com o de Chaves, e, sobretudo, pela ausência de dados relativamente ao modelo de organização hierárquica e de financiamento que se pode traduzir em eventuais insuficiências de investimento e posterior perda qualidade do serviço para as populações", revela o PSD que garante já ter dado conta do assunto em reunião de Câmara Municipal, no dia 31 de agosto.

A integração dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso implica, de acordo com os sociais-democratas, "a  desqualificação das funções e irrelevância do seu Diretor Executivo; do Conselho Executivo e do Conselho Clínico e de Saúde".

De recordar que o decreto que procede à criação das Unidade Local de Saúde, prevê um máximo de seis vogais executivos, incluindo até dois diretores-clínicos, um enfermeiro-diretor, um vogal proposto pelo Governo e um vogal proposto pela Comunidade Intermunicipal, consoante a localização do estabelecimento de saúde. O que "implica que, além da esperada irrelevância da próxima Direção Executiva dos Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, também o Vogal a propor para o Conselho de Administração passará a ser indicado pela Comunidade Intermunicipal do Douro e não pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e com isso advém a subalternização dos serviços de saúde do Alto Tâmega", expressa a Comissão Política do PSD, liderada por Carlos Teixeira.

A nova Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, com sede em Vila Real, será criada por integração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que agrega os hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego, os Agrupamentos de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, do Douro I – Marão e Douro Norte e do Douro II – Douro Sul.


03/09/2023 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Política