Onda de calor está a chegar à Península Ibérica

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para situação meteorológica de tempo quente e seco, com céu geralmente limpo, com temperaturas a poder atingir 44°C no interior.

Desde ontem, dia 4 de agosto, as condições meteorológicas sobre o território do continente estão a alterar-se significativamente, com o “anticiclone dos Açores a estender-se em crista sobre o Golfo da Biscaia e Mediterrâneo ocidental promovendo uma circulação do quadrante leste sobre a Península Ibérica que irá favorecer uma situação meteorológica de tempo quente e seco, com céu geralmente limpo”, lê-se no aviso à população emitido pelo IPMA.

Prevê-se assim uma subida generalizada dos valores da temperatura máxima para hoje, dia 5, sendo expectáveis valores de temperatura máxima acima de 30°C, com exceção de alguns locais no litoral onde os valores serão mais baixos, e entre 35 e 40°C nas regiões Centro e Sul.

Segundo a mesma nota, “entre o dia 6 e o dia 9 a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40°C na maior parte do território, com exceção da faixa costeira ocidental, e podendo atingir pontualmente 44°C no interior”.

As noites deverão ser quentes a partir do dia 5, com valores da temperatura mínima acima de 20°C a sul do Tejo e na Beira Baixa, estendendo-se nas noites seguintes para
locais nas regiões Norte e Centro.

A temperatura mínima irá variar entre 17 e 20°C no fim de semana.


05/08/2023 Jornalista: Paulo Silva Reis Repórter de imagem: DR

Sociedade