BOTICAS: 4ª edição da Mostra de Teatro de Boticas arranca este sábado

A 4ª edição de Cenas de Maio, Mostra de Teatro de Boticas arranca no próximo sábado, dia 14, com “Raposos”, peça apresentada pelo Teatro de Balugas, de Barcelos.

Cenas de Maio 2022, IV Mostra de Teatro de Boticas visam animar culturalmente o concelho e devolver aos seus habitantes o gosto do convívio de que foram privados por força de mais de dois anos de pandemia Convid-19. O contexto diz-nos que é tempo de refrescarmos as mentes e os sentidos, de voltarmos a saber de nós e do outro. Neste sentido, o Teatro e o Cinema são, sem dúvida, as formas artísticas que melhor expressam a experiência coletiva que é a vida em sociedade. Este é o caminho, segundo a organização, para se garantir um desenvolvimento humano e ambiental harmónico. Não há verdadeiro desenvolvimento económico e social sem cultura e sem memória.
Cenas de Maio 2022 é, uma vez mais, organizada pela Fórum Boticas – Associação Recreativa e Cultural e conta com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Boticas.
As sessões de teatro decorrerão na sede da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, enquanto os filmes passarão no Auditório Municipal de Boticas, com a presença dos respetivos realizadores. Tanto num caso como no outro, as entradas são gratuitas.
O programa vai trazer ao conhecimento e ao usufruto dos habitantes da região trabalhos de qualidade garantida, construídos a partir de textos ou ideias de grandes autores. Dificilmente se conseguiria juntar num único evento nomes como Raul Brandão, Gil Vicente, Abel Neves, Cândido Sobreiro, José Carlos Barros, André Graça Gomes e Paulo Carneiro, fazendo aproximar o interior dos grandes meios urbanos, nos planos cultural e artístico.

14 de maio, 21H30, TEATRO, Junta de Freguesia
RAPOSOS, Teatro de Balugas, Barcelos
Peça premiada em certames nacionais e internacionais, escrita por Cândido Sobreiro, director do grupo, que constitui uma alerta sobre a propriedade da terra e os seus elementos naturais. Fala-nos de uma barragem abandonada na construção, ao contrário de outras que engoliram aldeias inteiras. Uma obra muito oportuna, tendo em conta o que se está a passar na nossa zona em matéria de extracção de lítio e outras matérias-primas.

20 de maio, 21H30 – CINEMA, Auditório Municipal
O PRAZER E O TÉDIO, filme de André Graça Gomes
Trata-se duma adaptação ao cinema do romance homónimo do botiquense José Carlos Barros (Prémio Leya 2021, com As Pessoas Invisíveis). Mostra-nos a vida duma família de Boticas ao longo de um século. Aline descobre casualmente o diário do Engenheiro das Florestas, seu antepassado, que, em 1889, chegara à Vila, empolgado pela ideia de florestar os montes ermos de Barroso, de ali “criar paisagens”. Os atores são quase todos da região de Barroso.

21 de maio, 21H30, CINEMA, Auditório Municipal
BOSTOFRIO, filme de Paulo Carneiro
Estamos perante a primeira longa-metragem de Paulo Carneiro, elogiada pela crítica e pelo público. O autor procura chegar a um retrato do avô que não conheceu, ouvindo e puxando pelas memórias dos seus contemporâneos. Quase toda a aldeia de Bostofrio entra nesse esforço de memória.


28 de maio, 21h30, TEATRO, Junta de Freguesia
QUEM LEVOU TEUS TRINTA RAMOS, Teatro Fórum Boticas
Encenação de três pequenas peças num espetáculo único e coerente. Duas delas são de Raul Brandão: O Avejão e O Doido e a Morte. A terceira é Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente. Têm em comum lembrar-nos que as certezas absolutas têm os dias contados e que o imprevisto e a dúvida podem estar ao virar da esquina. Normalmente, é tarde demais quando damos conta disso...

4 de junho, 21H30, TEATRO, Junta de Freguesia
GERMINAÇÃO, Teatro da Serra de Montemuro
Alpindo e Boleta, dois amigos gaiteiros e também pantomineiros, gostam de viajar e de contar histórias. Fazem germinar ideias como o rio dá lampreias. Abel Neves garante a qualidade da escrita e o Teatro de Montemuro a maestria e o brilhantismo da representação. A não perder.


10/05/2022 Jornalista: Paulo Silva Reis

Cultura