DESPORTO: Pau Menoyo e Margarida Bandeira mais velozes em Boticas
Desporto
O catalão Pau Menoyo da Commençal/Schwalbe e Margarida Bandeira da Wildboys/Riding Addiction venceram no domingo,8 de maio, em Boticas, a quarta prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano na categoria de elite. Pau Menoyo foi o melhor na descida da manhã e superou-se na final, melhorando o tempo pessoal e garantindo o triunfo na corrida, pontuável para a Taça de Portugal mas também para o ranking mundial. O catalão fechou a prova com 2'13''491, menos 286 milésimos do que Simon Chapelet (Trotrx), segundo classificado. O melhor português foi Vasco Vasconcelos, sétimo, a 4,969s. Rafael Bascon (Itea Spots) é o primeiro classificado na geral da Taça de Portugal na categoria de elite masculina. Margarida Bandeira também venceu a manga de qualificação e melhorou o registo pessoal na descida decisiva, sagrando-se vencedora na categoria de elite feminina. Com este triunfo, Margarida Bandeira passou a comandar a geral da Taça.
O vencedor em juniores chegou de Andorra. Foi Arnau Graslaub (Furious Biciclub Fed Andorrana). Em cadetes impuseram-se Oriol Cuadrat (Furious/frobike) e Helena Vasconcelos (BTT Pandilhas a Monte). Nas escolas brilharam o juvenil Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) e o infantil Benjamim Vasconcelos (Axpo/FristBike Team/Vila do Conde). Entre os veteranos os melhores foram o master 30 Carlos Diaz (Ciclos Quintena C), o master 40 Gabriel Baker (Itea Sports), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de São Brás), o master 60 Rui Portela e a feminina Paula Seoane (Moto Bike).
A 4ª prova da Taça de Portugal de Downhill foi organizada pelo Clube BTT Boticas e a Câmara Municipal de Boticas, com o apoio da União Ciclista Internacional (UCI), Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real (ARCVR).
Desporto