Alto Tâmega aposta em Laboratórios Criativos para a criação de novos produtos turísticos

O projeto Turismo Alto Tâmega 4.0 está a desenvolver a iniciativa Laboratórios Criativos no sentido de criar uma nova oferta turística composta (multioperador) para o Alto Tâmega e Barroso, envolvendo os operadores e interlocutores turísticos da região, disse esta sexta-feira a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).

“Após o intenso trabalho realizado nos meses de junho e julho com o Ciclo de Capacitação Empresarial, que contou com um conjunto de ações de capacitação, presenciais e online ,orientadas para aqueles que são os Novos Desafios do Turismo, o projeto Alto Tâmega Turismo 4.0, vem agora propor ao setor do Turismo da região, que se una nos Laboratórios Criativos para colaborativamente idealizar, definir e construir de forma criativa e inovadora, uma nova oferta turística composta (multioperador) para o Alto Tâmega e Barroso”, explica a CIMAT.

O primeiro conjunto de quatro Webinares e de 12 Laboratórios Criativos será lançado na próxima segunda-feira, 7 de novembro, numa iniciativa conjunta da CIMAT, do AquaValor e da AE Corgo “que têm como objetivo envolver os agentes de desenvolvimento do território e do setor turístico público e privado, no processo de conceção, criação e aplicação de novos modelos de programação e estruturação de produtos turísticos, com características diferenciadas inovadoras, interativas e atrativas para o mercado nacional e internacional”.

Segundo a CIMAT, a metodologia de implementação dos Laboratórios Criativos assenta em dois modelos de intervenção, com momentos de trabalho online e sessões de trabalho presenciais ao longo das quais serão trabalhados de forma transversal, os produtos turísticos identificados no Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega como o Património e Arte, Montanhas e Rios, Aldeias e Tradições, Estradas de Paisagem, Termas e SPA, Desporto e Aventura e Gastronomia, Água e Vinhos.

A implementação deste trabalho estará a cargo da empresa Upstream Portugal, que para além de prestar serviços especializados para a Criação, Estruturação e Implementação de Produtos e Recursos Turísticos, de Marketing Territorial e Comunicação Turística, desenvolve também atividade de Operador Turístico sob a marca TRY PORTUGAL.

A próxima semana marca o arranque deste ciclo de trabalho intenso, com dois Webinares digitais, que decorrerão nos dias 7 (segunda-feira) e 9 de novembro (quarta-feira), lançando as bases metodológicas e teóricas para as ações presenciais nos seis concelhos do Alto Tâmega e Barroso.

Link para inscrição nos Webinares da próxima semana: https://forms.gle/CwyChv6G3FwYCiQZ9
A participação em todos os eventos é gratuita, mas sujeita a INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA.


04/11/2022

Sociedade