Caminhada da Festa do Sol reuniu 500 participantes pelas serras de Boticas
Sociedade
A iniciativa iniciou no Boticas
Parque onde os participantes foram recebidos num ambiente de festa, com
animação musical e pinturas celtas “que ajudaram a criar o espírito da jornada
desde os primeiros momentos”, disse a Associação Celtiberus.
Após a receção, os caminhantes
partiram rumo à aldeia de Vilar, “percorrendo trilhos de grande beleza
paisagística e atravessando alguns dos locais mais emblemáticos da região”. De acordo
com a organização, um dos momentos de destaque “aconteceu na passagem pelo empreendimento turístico Casa da Eira Longa,
onde o calor intenso que se fazia sentir levou alguns participantes a
aproveitar a oportunidade para um mergulho refrescante na piscina,
proporcionando imagens e momentos de descontração que marcaram o percurso”.
Apesar das temperaturas elevadas,
o trajeto foi “cuidadosamente desenhado
para privilegiar zonas de sombra, permitindo aos participantes desfrutar da
caminhada com maior conforto enquanto descobriam a riqueza natural da serra e
das aldeias do concelho”, lê-se numa nota enviada pela associação.
O destino foi Castro do Outeiro
Lesenho, considerado um dos mais importantes testemunhos da ocupação castreja
da região. À chegada, os participantes foram recebidos com música, animação e
um reforço alimentar composto por diversos produtos e iguarias da gastronomia
local.
Ao final da tarde, os
participantes subiram ao topo do Outeiro Lesenho, a cerca de 1.100 metros de
altitude, para assistir ao ‘Pôr do Sol do Guerreiro’. Junto às muralhas
milenares do castro e sob o olhar vigilante da estátua do Guerreiro Galaico,
centenas de pessoas “contemplaram um espetáculo natural de rara beleza, num
cenário que alia história, paisagem e identidade cultural”, apontou ainda a Celtiberus.
O encerramento da iniciativa contou
com um espetáculo que combinou dança, teatro, música e malabarismo.
A sustentabilidade “voltou a
assumir um papel central na organização do evento”, em que “todos os
participantes receberam uma caneca reutilizável, eliminando a utilização de
copos descartáveis ao longo da iniciativa”. Também as marcações do percurso “foram
realizadas com fitas reutilizáveis, removidas imediatamente após a passagem dos
caminhantes, garantindo a preservação da paisagem e evitando a permanência de
resíduos nas serras”.
Segundo a organização, a iniciativa
voltou “a afirmar-se como um dos momentos
mais marcantes do verão barrosão, combinando património, natureza, cultura e
sustentabilidade numa experiência única pelas serras de Boticas”.
O evento foi organizado pela
Associação Celtiberus com o apoio do Município de Boticas, dos Bombeiros
Voluntários de Boticas e da Junta de Freguesia de Vilar e Viveiro.
Fotos: Associação Celtiberus
Sociedade
