Auto Viação do Tâmega deixa de efetuar transporte público de passageiros na região
Serviço será prestado por um operador espanhol que ganhou o concurso público internacional, lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.
Com a entrada de um novo operador de transporte público de passageiros a 2 de janeiro, esta empresa deixará de realizar este serviço nos seis concelhos do Alto Tâmega e Barroso.
A Auto Viação do Tâmega passará apenas a prestar os serviços de expresso, alugueres e turismo “primando sempre pela qualidade, conforto e segurança no serviço prestado, como tem vindo a acontecer desde 1944”, revelou esta empresa.
A nova concessão do transporte
público rodoviário de passageiros na região arrancou, de forma faseada, a 4 de
dezembro, no concelho de Montalegre, e a fase final deste processo nos
restantes cinco municípios da região do Alto Tâmega e Barroso avança na terça-feira,
dia 2 de janeiro de 2024.
A entrada em serviço da nova
concessão de Transporte Público Rodoviário de Passageiros “está a ser feita de forma faseada, tendo a primeira fase iniciado no
passado dia 4 de dezembro, com a entrada em serviço das linhas da rede de transporte
municipal de Montalegre. A segunda e última fase da transição de operador de
transporte terá início no próximo dia 2 de janeiro (terça-feira) com a entrada
em serviço da rede que engloba as linhas Intermunicipais, Inter-Regionais e
Municipais dos Concelhos de Boticas, Chaves, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila
Pouca de Aguiar, bem como dos antigos TUC, agora designados de “Move Chaves” ”,
lê-se em comunicado enviado pela CIMAT.
A autoridade de transportes da
região revela que a rede, designada “Move Alto Tâmega e Barroso”, “assenta na atual rede de transportes em
funcionamento, sendo constituída por 61 linhas: 8 Intermunicipais, 10
Inter-Regionais, 40 Municipais e 3 Urbanas” e vai permitir “continuar a assegurar a oferta de
transportes públicos à população, mantendo a rede atual, com as necessárias
modificações que foram sendo aferidas com os municípios e com o levantamento de
dados no terreno, resultando no ajuste de alguns percursos, horários e
paragens, para dar uma melhor resposta às necessidades de mobilidade e
acessibilidade da população residente nos seis Concelhos que integram a CIMAT”,
acrescenta ainda a comunidade intermunicipal.
O concurso público internacional,
lançado pela CIMAT, foi ganho pelo operador espanhol “Agrupamento XES” que
constituiu uma empresa em Portugal para executar a concessão, com a designação
Flaviamobil Lda.
O contrato de concessão foi
assinado a 30 de agosto de 2022 e o visto favorável do Tribunal de Contas foi
emitido a 24 de março de 2023.
A concessão tem um período de
vigência de sete anos e resulta de um investimento de cerca de seis milhões de
euros.
Atualmente, segundo a comunidade
intermunicipal, o operador “encontra-se a
proceder com todas as diligências necessárias previstas para a segunda e última
fase da transição, com a entrada em serviço, a partir do dia 2 de janeiro, da
rede “Move Alto Tâmega e Barroso” “, sendo que também a CIMAT admite estar “a trabalhar arduamente para que esta
transição não cause transtornos aos seus utilizadores”.
De recordar que, o primeiro
concurso público internacional ficou deserto numa primeira fase, com a
concessão a ser, posteriormente, adjudicada a este operador espanhol, cuja
entrada em atividade estava prevista para outubro.
Este foi o primeiro contrato assinado pela Flaviamobil em Portugal.
22/12/2023 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais
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