Auto Viação do Tâmega deixa de efetuar transporte público de passageiros na região

Serviço será prestado por um operador espanhol que ganhou o concurso público internacional, lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

Com a entrada de um novo operador de transporte público de passageiros a 2 de janeiro, esta empresa deixará de realizar este serviço nos seis concelhos do Alto Tâmega e Barroso.

A Auto Viação do Tâmega passará apenas a prestar os serviços de expresso, alugueres e turismo “primando sempre pela qualidade, conforto e segurança no serviço prestado, como tem vindo a acontecer desde 1944”, revelou esta empresa.

A nova concessão do transporte público rodoviário de passageiros na região arrancou, de forma faseada, a 4 de dezembro, no concelho de Montalegre, e a fase final deste processo nos restantes cinco municípios da região do Alto Tâmega e Barroso avança na terça-feira, dia 2 de janeiro de 2024.

A entrada em serviço da nova concessão de Transporte Público Rodoviário de Passageiros “está a ser feita de forma faseada, tendo a primeira fase iniciado no passado dia 4 de dezembro, com a entrada em serviço das linhas da rede de transporte municipal de Montalegre. A segunda e última fase da transição de operador de transporte terá início no próximo dia 2 de janeiro (terça-feira) com a entrada em serviço da rede que engloba as linhas Intermunicipais, Inter-Regionais e Municipais dos Concelhos de Boticas, Chaves, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, bem como dos antigos TUC, agora designados de “Move Chaves” ”, lê-se em comunicado enviado pela CIMAT.

A autoridade de transportes da região revela que a rede, designada “Move Alto Tâmega e Barroso”, “assenta na atual rede de transportes em funcionamento, sendo constituída por 61 linhas: 8 Intermunicipais, 10 Inter-Regionais, 40 Municipais e 3 Urbanas” e vai permitir “continuar a assegurar a oferta de transportes públicos à população, mantendo a rede atual, com as necessárias modificações que foram sendo aferidas com os municípios e com o levantamento de dados no terreno, resultando no ajuste de alguns percursos, horários e paragens, para dar uma melhor resposta às necessidades de mobilidade e acessibilidade da população residente nos seis Concelhos que integram a CIMAT”, acrescenta ainda a comunidade intermunicipal.

O concurso público internacional, lançado pela CIMAT, foi ganho pelo operador espanhol “Agrupamento XES” que constituiu uma empresa em Portugal para executar a concessão, com a designação Flaviamobil Lda.

O contrato de concessão foi assinado a 30 de agosto de 2022 e o visto favorável do Tribunal de Contas foi emitido a 24 de março de 2023.

A concessão tem um período de vigência de sete anos e resulta de um investimento de cerca de seis milhões de euros.

Atualmente, segundo a comunidade intermunicipal, o operador “encontra-se a proceder com todas as diligências necessárias previstas para a segunda e última fase da transição, com a entrada em serviço, a partir do dia 2 de janeiro, da rede “Move Alto Tâmega e Barroso” “, sendo que também a CIMAT admite estar “a trabalhar arduamente para que esta transição não cause transtornos aos seus utilizadores”.

De recordar que, o primeiro concurso público internacional ficou deserto numa primeira fase, com a concessão a ser, posteriormente, adjudicada a este operador espanhol, cuja entrada em atividade estava prevista para outubro.

Este foi o primeiro contrato assinado pela Flaviamobil em Portugal.


22/12/2023 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

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