Produtores e autarquia afinam pormenores para a Feira Gastronómica do Porco

Evento gastronómico, dedicado essencialmente ao fumeiro e derivados do porco, regressa ao concelho de 11 a 14 de janeiro 2024.

A pouco menos de dois meses da 26ª edição da Feira Gastronómica do Porco, os produtores e a autarquia continuam com a preparação do evento que se realizará de 11 a 14 de janeiro de 2024, no Pavilhão Multiusos de Boticas, nos mesmos moldes da edição anterior, tendo a duração de quatro dias, de quinta feira a domingo.

Os produtores e a autarquia afinaram pormenores na quarta-feira, 15 de novembro, de forma que a feira seja, "mais uma vez, um sucesso de vendas", disse o Município de Boticas.

No Salão Nobre dos Paços do concelho os participantes no evento ficaram a conhecer que a autarquia "vai continuar a comparticipar os custos associados ao abate dos porcos, desde que realizado no Matadouro Regional do Barroso, e manter o rigoroso controlo de qualidade do fumeiro produzido para a feira", decisão que tem vindo a acontecer nos últimos anos.

O Presidente da Câmara de Boticas enalteceu " a excelente qualidade dos produtos", referindo que “já se tornaram a imagem de marca da Feira do Porco e um dos principais atrativos para os milhares de pessoas que se deslocam ao Concelho de Boticas durante a realização do evento”.

Fernando Queiroga afirmou que a autarquia continua focada "em promover o que de melhor há e se faz no nosso território, classificado como Património Agrícola Mundial, e para tal contamos com o importante contributo não apenas dos produtores de fumeiro, mas de todos aqueles que, ano após anos, fazem da feira do fumeiro de Boticas um dos maiores eventos realizados na região”, finalizou o autarca.

A Feira do Porco constitui-se como um importante meio de comercialização para aqueles que se dedicam à produção do fumeiro tradicional, com importantes reflexos para a economia local.


15/11/2023 Jornalista: Sara Esteves

Sociedade