Idosos sensibilizados para situações de violência, burla ou furto

Foram dados alguns conselhos, dicas e técnicas considerados essenciais para a prevenção de burlas e fraudes que, “muitas vezes, acabam por acontecer por distração e descuido das próprias vítimas”.

Cerca de 210 idosos das várias freguesias do concelho de Boticas foram sensibilizados na quarta feira, dia 27 de setembro, pelo Comando Territorial de Vila Real, através da Secção Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) do Destacamento Territorial de Chaves, para situações de violência, burla ou furto.

A ação de sensibilização “Idosos em Segurança” foi direcionada para a comunidade sénior do concelho de Boticas, no âmbito da temática “Idosos em segurança”, a qual visa sensibilizar para “comportamentos de autoproteção e de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla ou furto”, revelou a GNR em comunicado.

De acordo com a autarquia, as informações dadas durante a ação de sensibilização foram “fundamentais” para que os idosos se possam “acautelar de situações enganadoras, como é o caso, por exemplo, da troca de notas que supostamente perderam a validade ou vão sair de circulação”.

A ação foi ainda complementada com a entrega de folhetos informativos com o contacto telefónico da GNR para o caso de as vítimas necessitarem do auxílio e da intervenção das autoridades.

A iniciativa, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Boticas, contou com a colaboração do CLDS4G Boticas com Vida e teve a coordenação do Município de Boticas.


28/09/2023 Jornalista: Sara Esteves

Sociedade